4.6.10

Maquiagem para o dia-a-dia


A famigerada maquiagem para o dia a dia.. bom.. tudo depende da sua profissão, do seu estilo e da sua idade. Uma dica é não mudar bruscamente, sabe? Por exemplo: se você usa maquiagem de vez em nunca e do nada começar a se maquiar loucamente, eis uma mudança brusca. O final vai ser o mesmo, você maquiada, mas as pessoas que convivem com você podem ficar chocadas e isso costuma ser constrangedor (eu me senti uó quando minhas amigas saíram gritando "noossa thaís, você tá de sombra" pela sala de aula).
Então vamos às profissões: uma profissão mais séria pede tons mais sóbrios, como marrons, cinzas ou até mesmo um branco, mas sem muito fru-fru, enquanto uma profissão mais comum é mais flexível. Por exemplo: pessoal envolvido com a área jurídica, nada de uma sombra cheia de brilhinhos, blush e batom rosa-barbie, porque vai ficar deslocadíssimo. O estilo fala alto porque, vamos supor, você é daquelas pessoas fechadas e sérias, aí vai lá se enche de iluminador, de blush, de sombra colorida. Dá pra ver que destoa, não dá? Então lembre-se: pessoa aberta admite cor aberta, pessoa mais fechada EXIGE tons fechados, combinado? Quanto à idade, é a velha regra: maquiagem, salto e etc são coisas GRADUAIS meus amores. Não tem nada mais ridículo do que menina novinha tooda maquiada, querendo parecer mulher. Tudo tem seu tempo, ok? Gloss em formato de moranguinho, cheio de glíter, com cheirinho e cor não combina com a minha mãe ou a minha avó, por exemplo. Aliás, nem comigo isso combina, é extremamente infantil. O mesmo vale pros batons em tons de vinho e marrom que elas usam: não tem nada a ver comigo. Então peguem essa dica meninas: o "peso" da maquiagem vem aos poucos e se estabiliza, vamos esclarecer: a gente começa novinha novinha, com batons e brilhos labiais, depois a gente conhece aquelas sombras de glíter clarinhas, aí depois, bem depois, o lápis, o blush e a máscara para cílios. Aí a gente aprende a pesar a maquiagem nos olhos... passa um tempo destacando essa parte e, acredito eu, pelo envelhecimento que o olho acaba sofrendo, a gente desanima dele e cai no batom escurão. Evitem desrespeitar essa faixa, porque, sério: é feio.
Passada a crítica pesada, vamos ao assunto do post, de fato: a maquiagem para o dia-a-dia.

1) Lavar bem o rosto, com água fria e -dica minha aqui- enxugar o rosto com papel higiênico ou lencinho, porque agride menos o rosto;

2) Hidratar e proteger: PROTETOR SOLAR POR FAVOR!!

3) Base: eu estou acostumada com a base em bastão da Avon, eu uso a de tom "Bege Claro", primeiro porque a Bege é muito escura para mim, segundo porque meu pó é mais escuro, então a base não me deixa parecer "estranha". Essa base da Avon é realmente boa e eu não fico parecendo que vou espalhar nuggets pela cara a qualquer momento para fritar, de tão
engordurada. E tem um preço bem acessível. Eu comprei na promoção (leia: ganhei do namorado hahahaha) e saiu beeem barato mesmo.



4) Pó Compacto: eu ainda não achei uma marca boa, de verdade. Meu pó compacto é terrível, aliás, quem tiver um bom, me sugere. E pó compacto é A TREVA: é o artigo mais caro que tem na maleta de maquiagem, acho que o meu é ruim porque foi barato. Comprei às pressas, dá até vergonha de contar a pseudo-marca, vai que alguém de vocês já desprezou ele, hahaha. Mas enfim, espalhe uniformemente pelo rosto, sem exageros e, ao terminar, eu sugiro passar um papel ou lencinho macio pelo rosto para retirar o excesso, senão fica muito exagerado, afinal, é de dia e a luz do sol pode ser sua grande inimiga.

5) Blush: essa parte é importante gente, muita atenção. O Blush serve para marcar seu rosto e dar profundidade ou evidência, não para te deixar com cara de palhaça. Então não exagere, sério, senão você vai virar motivo de piada. E mesmo que você não tenha a intenção de exagerar, você pode estar exagerando se você se maqueia em locais escuros, porque aí quando você sai na luz, TUDO aparece! É um fim de carreira tremendo. Quanto aos tons do blush, eles vão do rosinha mais bebê ao marrom mais escurão. Eu gosto dos tons mais cor de terra, porque eu sou bem morena, então acho que rosa não cai bem em mim. Acredito que os rosas tenham sido feitos para meninas mais clarinhas, até porque na minha irmã, o rosinha cai como uma luva. Então acho a dica muito válida: blush claro pra pele clara, blush escuro para pele mais escura. Não sei falar quanto à peles negras, mas acho que um tom mais pro cobre deve ficar magnífico, quem quiser comentar me contando, estou aberta a aprender também. Uma dica muito boa para passar blush é morder a boca fazendo peixinho e achar a maçã do rosto direitinho, e passar dela para as têmporas, de dentro pra fora, entendeu? Eu faço o seguinte: passo o pincel no blush, passo de um lado, passo no blush, passo do outro, e o restinho, que é beeem pouco (não vão exagerar), mas bem pouco mesmo, eu bato no nariz e no queixo, para não ficar parecendo um pedaço de porcelana sujo, o efeito é bem pequeno, mas já é alguma coisa. Marca boa de blush eu também não conheço, porque eu tinha uma maleta de maquiagem da Mark e falo sobre ela no fim do post, e tenho um blush dela e uso um pó compacto que minha mãe deve ter comprado errado, que é bem mais escuro que a gente e fica lindo como blush.
(os blushes da tal maleta, o que eu uso é o de número 4. Blog Acessório de Menina.)

6) Lápis de Olho: Bom, existem várias técnicas para passar o lápis, mas eu recomendo a técnica mais simples possível: a passadinha interna inferior e superior. Se for passar por cima, na pálpabra, um traço bem fino, só para dar uma marcadinha mesmo, afinal, é dia! Você não precisa se "emperequetar" (palavra da minha vó) toda, senão vai parecer até meio sujo. A idéia da maquiagem para dia-a-dia é ser uma coisa mais clean. O lápis pode ser preto ou marrom e não dá para definir um, porque depende do tom de pele, então escolha o que fica mais discreto em você. Quanto às marcas de lápis, bom, eu uso o "intense" d'O Boticário, porque ele tem uma fixação boa e risca o olho mesmo. Tudo começou quando ganhei um lápis da linha Capricho e gostei muito da qualidade da marca, e então fui e comprei o intense. O Capricho é melhor, mas sai bem mais caro. Já ouvi falar muito bem do Kajal, da Natura, mas custa mais de trinta reais, acho.



7) Sombras: é o que eu falei - tom sóbrio pra pessoas e idades sóbrias, tons vivos para pessoas e idades pertinentes. Porém, evite usar azuis, verdes, rosas, pratas, dourados e essas coisas pro dia-a-dia, fica muita informação. O rosa quando em tom mais escuro, mais sério fica legal, mas não precisa sair se enchendo de rosa choque. Eu sou grande defensora do marrom, fica lindo. Cores próximas do tom da pele, entende? Metálicos são exagerados, seja qual for. Branco fica bacana, mas depende da pessoa e do meio em que ela vive diariamente. Eu lembro que uma professora antiga usava sombra azul metálica. Aquilo me traumatizou: nunca usei sombra azul, morro de medo. Vale muito pegar leve na sombra e dar preferencia a tons opacos. Marca de sombra, alguém sugere?

8) Máscara para Cílios: eu acho super bacana, mas continuo com a dica de não exagerar. O olho fica lindo mesmo, mas você não é a Maya e não mora na Índia, eu acho. Quanto às marcas, já ouvi falar da Maybelline, mas eu uso o da minha mãe, então nem sei a marca do que eu uso. Pretinho básico. Acho que pro dia-a-dia o transparente funciona melhor, não?

9) Nos lábios: se eu falar "sem exagerar", estarei sendo repetitiva? ahahahaha. Tons nude, rosinhas, gloss, ficam lindos. Mas mesmo com a dica de não exagerar, tem mulher que consegue usar tons escuros no dia-a-dia. Se você é dessas, parabéns, porque é muita atitude. Admiro mesmo, porque eu nunca saio do gloss =/. Mas enfim, o batom é o pedaço mais "livre" da maquiagem dia-a-dia.

10) Acho que acabou né? Ops, não acabou não! Ainda falta o principal: atitude! Agora que você é uma mulher nova com a sua beleza reforçadíssima, chegou a hora de subir no saltão ou vestir a sapatilha baixinha e arrasar por aí. A auto-estima é o principal dos ingredientes para felicidade, então sorria amiga, esbanje poder e sucesso, porque você é linda, maravilhosa e maquiada!

Beijos e até a próxima =)

PS: a citada maleta, bom, ela merece um post só para ela, mas é essa aqui ó: Bon Voyage Markwins. Comprei na Sacks mesmo, que aliás é um site ótimo e super confiável, mas tive problemas com os produtos, diretamente. Não vi qualidade, não vi cor, só uma ou outra coisa me atraiu. Enfim, só preço. Depois escrevo sobre ela para vocês.

Um comentário:

Cris disse...

Oi Thaís!
Ja estou cm seu novo endereço d Blog!!!
Adorei as dicas de make para o dia a dia!
Obrigada pelos comentário!!!
Seu blog já está na lista dos meus favoritos!
bjos