5.7.10

Passo a Passo Cuidar das Unhas *sem tirar cutículas

Em primeiro lugar, eu queria deixar bem claro que, desde lá pelos 13 anos eu tenho o -péssimo- hábito de tirar minhas cutículas. Tudo começou quando eu me dei conta de que minha mão era muito mal cuidada e, para mim a solução era tirar as cutículas. Meu pai resmungava que isso não era saudável e, de fato, não é. Minha mãe, preocupada, viu como única solução me colocar num curso de manicure, para eu aprender a tirar as cutículas pelo menos, mas foi tudo em vão, continuei picotando meu dedo. Aos poucos eu fui aprimorando, lógico que não sou a super master tiradora de cutículas (minha irmã e meu namorado que venham me acusar...), mas eu consegui tirar as minhas, com o tempo. Só que eu sinto que minha unha não é tão saudável e com essa moda de reviver as coisas que fazem bem (como as cinturas altas que não deformam o corpo, as lingeries vintage que também não deformam o corpo), também vejo uma "corrente" de mulheres saudáveis que não tiram cutículas e olha, elas me inspiraram.
Então hoje, com o troca-troca de esmaltes, resolvi tirar o que eu estava e fazer um total spa nas minhas unhinhas e fotografei tudo para mostrar para vocês o que eu faço para cuidar delas e hidratá-las e, claro, se alguém tiver mais dicas, só postar. Mas hoje fica proibida a menção "use seu alicate para tirar a cutícula", sejamos saudáveis!

Bom, essas são minhas unhas antes do processo todo: cutícula cheia de fiapos, unha com "textura" que dificulta para passar esmalte. Enfim, tudo bem bagunçado.

O primeiro passo de todos é fazer seu creme esfoliante para tirar as células mortas da cutícula. O básico é usar açucar em um creme que você já tenha, mas atenção: o açucar tem que ser cristal, porque o refinado derrete e some. Como creme, eu usei condicionador de cabelo, que eu aprendi quando fiz curso de manicure que hidrata a mão. Inclusive, a gente usava como amolecedor de cutículas, mas aí fica a seu critério.

1- Esfoliação: pegue seu esfoliante caseiro e passe nas unhas, cuidadosa e carinhosamente, massageando-as, para que as células mortas libertem seu corpo (ui).

Após a esfoliação sua unha deve ficar assim: mais hidratada e com menos ou nenhum fiapo de cutícula "estourada".

2- Você deve polir suas unhas. Eu era uma pobre mortal que dispensava essa fase. Santa inocência: polir as unhas é super importante. A unha fica lisinha, o esmalte fica melhor para passar, sem contar que o acabamento do esmalte pode ficar prejudicado se você não polir. Eu usei uma lixa Marco Boni, com três "fases", descritas nas fotos abaixos.

A primeira fase é para remover saliências. É importantíssimo caprichar nessa. Ah sim, é a lixa mais grossa.

A segunda fase é para polimento em si, é o acabamento na textura da unha.

A terceira fase é a que "dá brilho" nas unhas, o efeito fica ótimo para homens que gostam de manter as unhas bem cuidadas mas acham exagero passar base.

Essa foto ilustra bem a diferença entre unhas polidas e não polidas. Fala sério, aí você vê a diferença que faz!

3- Você deve empurrar a cutícula, afinal, não vamos tirá-la mas vamos condicioná-la a ser bonita. Eu uso o amolecedor de cutículas da Ideal e uma espátula arredondada da Mundial. Não aconselho espátulas afiadas ou pontudas porque você pode furar ou cortar a cutícula e esse não é o objetivo, certo? Eu primeiro passo o amolecedor em todas as unhas e massageio-as....

... e depois que o creme está aplicado, eu vou empurrando com a espátula delicadamente.

4- O último passo do cuidado é a tal da Cerinha Granado. Todo mundo fala super bem dela e etc, mas eu achei meio cara, confesso. Me custou quase 16 reais na Drogasil aqui em Alfenas, e é um potinho tão pequenininho, mas de fato já notei que a aplicação usa muito pouco dela no geral e ela parece econômica, espero que essa sensação não passe e que eu só precise de outra quando essa vencer, porque morri de dó de comprar, mas a cerinha super funciona! Clica aí na foto e amplia pra você ver como ela é boa, eficiente. Amei a cerinha mesmo, mas é cara hahaha.

Unhas hidratadas, lindas, felizes, segurando a cerinha.

E, por fim minhas unhas cuidadas e hidratadas, sem pegar o alicate. Agora posso passar um esmalte e correr pro abraço, mas quero deixar minha unha em paz um pouquinho, mais tarde eu passo um esmalte e já posto aqui!

OBS: encomendei um mira-cuticle da avon também! Estou ansiosa pela chegada dele, que reduz a cutícula ein.

13 comentários:

Unknown disse...

Oi Thaís,
confesso q tb tenho a mania de tirar a minha é terrível né?
ahahha
Vim aqui deixar um bj e boas compras pra vc. Sinta-se a vontade lá no blog querida
bjsjsjjs

Danny disse...

eu ameeeeei as dicas.chega de sofrimento!bjo

Hellen Tavares disse...

Eu comecei a fazer um ritual parecido tb! Só não sabia do truque de usar condicionador! Usava creme de mãos mesmo!

E eu ainda passo a manteiga emoliente da granado e miracle cuticle todo dia!

Estou adorando o blog!
Beijos
Hellen
http://bonitete.blogspot.com

folvy disse...

oiii adorei seu post!
sério mesmo
vou tentar!!!!
eu tb vivo tirando as cuticulas.... hihihi

adorei
bejao

Loucas por Esmaltes disse...

Olá!! Sou nova por aqui, mas entrei e gostei!! Já tô seguindo e tb vou experimentar essa nova mania de dar um "Adeus" ao alicate!! Bj gde e parabéns pelo blog

Karla Tempone
http://loucuradosesmaltes.blogspot.com/

Loucas por Esmaltes disse...

Olá!! Sou nova por aqui, mas entrei e gostei!! Já tô seguindo e tb vou experimentar essa nova mania de dar um "Adeus" ao alicate!! Bj gde e parabéns pelo blog

Karla Tempone
http://loucuradosesmaltes.blogspot.com/

Cleo disse...

Aeh, Thaís gostei muito das dicas,bjbj,té mais.

simone disse...

amei, sou manicure mas aqui as pessoas ainda tem a mania de tirar cuticulas,quem sabe com sua dica consigo ir mudando apostura das minhas clientes, obrigada pela sua dica, que Deus te abençoe a cada dia mais,com carinho simone.

Vanessa disse...

Olá, eu não sabia que se podia fazer unhas sem tirar cuticulas, agora estou seguindo suas dicas, isso caiu do céu pra mim foi a minha salvação.

Unknown disse...

Amei a dica quero comprar a cera bjs.

Miss Pink disse...

olá, suas dicas são otimas,parabéns tbm estou na luta pra não tirar mais as cuticulas, vamos ver se consigo... vc falou do mira cuticle da avon, realmente ele é otimo funciona mesmo, eu uso e recomendo.. Da uma passadinha no blog: misspink123.blogspot.com
bjs Jessica

Mariana disse...

Lixar a superfície da unha quebra a queratina e deixa sua unha fraca, não é nada saudável.

Vamos se Arrumar? disse...

Oii amei suas dicas viu,sou nova nesse negocio de blog,mais já estou achando vários blogs que amei,e o seu está nessa lista!
Sei que é chato ficar pedindo isso mais dá uma olhada no meu blog!
Segue se você gostar,alias meu nome também é Thaís!

Meu blog é pacto-feminino.blogpot.com