2.4.12

Leitura Obrigatória: Um Ano Sem Zara

Coloquei os óculos no rosto no meio da madrugada. Antes eu não tivesse o feito, porque assim eu não ia ter que limpar ele depois das lágrimas pequenininhas que escorreram por aqui. Descobri um blog que mudou a minha vida. Sim, ele é de leitura obrigatória.
Muitas de nós temos uma Becky Bloom dentro de nós. O mundo capitalista nos levou a níveis de consumismo tão altos que hoje muitas mulheres movimentam a economia de seus países e, pior, grande parte delas se endividam para que isso aconteça. Terrível. É assustador o dinheiro que gastamos com as coisas. É lógico que o brilhinho da embalagem MAC nos deslumbra, que a etiqueta das roupinhas de marca nos fazem ter arrepios, que o esmalte da Chanel parece ter um ótimo custo-benefício sob a alegação "mas eeeeei, é chanel!". E o nosso rico dinheirinho se vai, sem pensar duas vezes.
Comprando por aí, caí no blog Um Ano Sem Zara. O nome é bem sugestivo, resolvi chegar nas origens do blog e ler os primeiros posts. A autora é uma menina que se depara com a vida que muitas de nós levamos: contas de banco assustadoramente vermelhas, dívidas e mais dívidas de cartão de crédito, sempre comprando mais e vendo todo mundo sendo feliz com o dinheiro que tem. Como diria minha mãe: Deus, ou me dá mais dinheiro ou me tira o bom gosto. Pois é, mas não precisa fazer nenhum dos dois se soubermos nos controlar. E foi isso que a bonita fez, por um longo ano. Sem compras, ela mostra diariamente as roupas que usou em 2011, o ano de sua "dieta".
É incrível o toque que o blog tem, de consciência, que a gente não vê pelos blogs por aí. O meu mesmo, acho que não tem essa consciência toda. E descobrir esse blog hoje mudou a minha vida e os rumos desse blog que vocês estão lendo. Eu não quero ser mais uma ferramenta para o consumismo exagerado, e nem ser uma consumista exagerada. Com os cosméticos que eu vendo, a minha filosofia é oferecer produtos a preços acessíveis, mas e aí, será que eu estou consumindo produtos de preços acessíveis ou estou exagerando?
Quem está perto de mim (oi Taci, oi Té, oi Vanessa, oi Carla) sabe que a Vanessa tem sido a guardiã dos meus cartões de crédito, e a partir de agora eu me declaro em uma pequena dieta de compras (apesar de hoje ter comprado algumas coisinhas no impulso). Se a autora do Um Ano Sem Zara conseguiu, por que eu não conseguiria, né? Quem sabe assim eu consiga realizar meus sonhos aplicando meu próprio dinheiro.
E, aliás, viva a reciclagem do guarda-roupas!

Nenhum comentário: